A Coleta Seletiva está em fase de implantação em toda a cidade de Gravataí. Para informar a população sobre o serviço, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), visita residências, orientando os moradores. Nesta terça-feira (06/11), o titular da SMSU, Paulo Bones, acompanhou as equipes da secretaria no bairro Parque dos Eucaliptos.
Os funcionários ensinam como separar o lixo e divulgam os dias e horários de recolhimento. Ainda nesta semana, os bairros Vera Cruz, Bonsucesso, Garibaldino, Planaltina e Vila Branca, que têm coleta nas terças-feiras, serão visitados. “A Coleta Seletiva abrangerá 100% da cidade, da área urbana à rural”, ressalta Paulo Bones.
Os agentes da SMSU, que receberam treinamento específico para a orientação, contam também com ajuda dos funcionários da empresa que faz a coleta. Segundo Paulo Bones, “em no máximo 60 dias, todos os bairros serão visitados”. A cada semana, uma região de coleta terá a divulgação.
As equipes têm rotas pré-estabelecidas, que abrangem todas as ruas dos bairros. Uma planilha é preenchida com todas as casas visitadas, sendo que nos locais onde não foram encontrados os moradores, são anotados os endereços e deixados os volantes com o cronograma da coleta na caixa de correio.
Respeito à natureza
A moradora Márcia Bassak da Rocha não tinha como se desfazer do óleo de frituras, e agora coloca em uma garrafa pet para ser recolhida. “Antes eu jogava no ralo ou no lixo normal”, conta. Para Márcia, “Coleta Seletiva é muito bom para respeitarmos a natureza e a vizinhança”.
Anilza Soares tirou dúvidas quanto ao tipo de material que será coletado. Ela gostou de saber que madeiras e telhas também serão recolhidas. “Se tivesse mais cidades agindo assim, seria outra coisa”, opina. Ela promete ajudar a conscientizar os vizinhos. “Cada um limpando seu cantinho”, diz.
Mais reciclagem
O secretário Paulo Bones destaca os benefícios da Coleta Seletiva para o município. “A coleta vai aumentar a vida útil do aterro sanitário e o trabalho no galpão de reciclagem, beneficiando dezenas de famílias que tiram seu sustento da separação do lixo”, enfatiza.
Rosângela Aguiar Gomes, bióloga da SMSU, relata que a divulgação visa, além de alertar para a data das coletas, instruir as pessoas sobre como selecionar e armazenar os resíduos. “Gravataí terá coleta de todos os tipos de lixo. Pneus, óleo de frituras, lâmpadas, pilhas, baterias, todos terão destino correto”, salienta.
Para fácil identificação, os funcionários da Prefeitura que visitam as residências usam uniformes da Coleta Seletiva. Mais informações sobre a Coleta Seletiva pelo telefone 3431-5171.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 06/11/2007)