Experts mostram as soluções A partir de amanhã, a Capital reúne experts em créditos ambientais de todo o país com o objetivo de demostrar soluções para os problemas de poluição gerados pelas indústrias.
Até sexta-feira, o 2º Evento Brasileiro de Créditos Ambientais, mostrará como é possível transformar elementos poluidores em projetos de sustentabilidade e benefício financeiro. Dez instituições disponibilizaram profissionais para compor o ciclo de 11 palestras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mais de mil pessoas são esperadas.
O Brasil é o quarto país mais poluído do mundo. De acordo com um dos organizadores do encontro, Maurício Bittencourt, são as queimadas e as indústrias que mais contribuem para este quadro.
- Por esta razão, o evento tem a preocupação em mostrar soluções ambientais para 91 elementos poluentes, e alternativas ambientalmente corretas como projetos de energia renovável, redução energética e sistemas de saneamento com mitigação de elementos poluentes.
Amanhã à noite, é realizado o curso de créditos ambientais, da elaboração do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Atualmente o Estado conta com cerca de 50 projetos em andamento na área de créditos ambientais para participação no MDL do Protocolo de Kyoto.
(Ariadne Niero,
Diário Catarinense, 07/11/2007)