Com a participação do secretário Beto Moesch, 45 alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio, além de representantes da Escola Estadual Gema, e da comunidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) encerrou a terceira edição da campanha de Plantio 2007 com meta de 10 mil mudas/ano, em ato realizado na manhã de hoje, 6, no canteiro central da Avenida Bento Gonçalves, esquina com Avenida Antônio de Carvalho.
Após falar sobre a importância da árvore para o clima, absorção da água da chuva e embelezamento paisagístico da cidade, o secretário salientou que esse é o maior número de mudas da história plantado pela Smam, acrescentando que, nele, não estão incluídos compensação ambiental dentro e fora de terrenos particulares, orla do Guaíba e recuperação de áreas de preservação permanente. Moesch afirmou que a prioridade dessas campanhas de arborização é o plantio nas avenidas e canteiros centrais, enfatizando que a secretaria continua atendendo solicitações da comundiade. O ato foi encerrado com o plantio de uma sibipiruna pelo secretário, alunos e professoras.
Este ano, a Smam plantou 10 mil mudas de 34 espécies nativas nas principais avenidas e ruas da cidade, com destaque para as avenidas Bento Gonçalves, Assis Brasil, Protásio Alves, III Perimetral e Eduardo Prado, onde foi necessária a abertura do asfalto com martelete hidráulico para o plantio de 400 mudas de árvores, entre elas camboatá-branco, catiguá, chal-chal, guabiju, guamirim-murta, sibipiruna, uvaia e batinga.
Na III Perimetral, foram plantadas 800 mudas de grande porte, como pau-ferro, ipê roxo, sibipiruna e canafistula; na Assis Brasil foram 150 mudas, especialmente pau-ferro e sibipiruna, e, na Bento Gonçalves, 800 mudas, entre pau-ferro, sibipiruna, ipê roxo e amarelo.
Segundo o secretário, a Smam está providenciando a contratação de carros-pipa para atender as necessidades das zonais, mas salienta a importância da colaboração da comunidade na rega das mudas, para que elas vinguem.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 06/11/2007)