Uma comitiva de São Sepé foi recebida pelo secretário de Estado Rogerio Porto, da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, para entrega de um documento sobre a construção da barragem do rio São Sepé, um projeto antigo elaborado pelo Estado e que não foi viabilizado até o momento.
O prefeito Arno Cleri Schoroder, diz que a obra vai beneficiar 20 mil hectares nos municípios de São Sepé, Formigueiro e Restinga Seca, evitando a construção de açudes e bombeamento de cursos d'água, resultando na alternativa para melhor aproveitamento das águas do rio São Sepé.
Segundo o vereador Volnei Vasconcelos, presidente da recém-criada Comissão de Barramento do rio São Sepé, foi realizada uma reunião no dia 25 de outubro, com a presença de membros do Comitê de Bacia do Rio Vacacai, vereadores e lideranças dos municípios de São Sepé e Formigueiro, oportunidade em que foi decidido deflagar ampla mobilização pela construção da barragem.
Ao reconhecer a importância da obra, o secretário afirmou que as medidas que poderiam ser tomadas estão todas em andamento e anunciou que já acertou com a bancada federal gaúcha uma emenda que deve cobrir os custos de duas obras de irrigação sendo uma delas a do rio São Sepé. Participou também da audiência o representante da Secretaria da Habitação e Saneamento, Marcelo Soares, que afirmou ter o secretário Marco Alba também grande interesse nesta obra.
(Ascom Governo do Estado do RS, 06/11/2007)