O presidente interino do Senado, Tião Viana, recebeu na manhã desta terça-feira (06/11) parlamentares sul-americanos integrantes do Parlamento Amazônico (Parlamaz) que, acompanhados do senador João Pedro (PT-AM), discutiram com ele a revitalização desse colegiado. Oriundos da Bolívia, da Venezuela e do Peru, esses parlamentares cobram a reativação do Parlamento para melhor combater as interferências externas na Amazônia.
Na saída da audiência, João Pedro referiu-se à reunião que o Parlamaz realizará em março de 2008, em Caracas (Venezuela). O Brasil não formalizou ainda sua participação no encontro. O senador defendeu uma presença mais efetiva do Brasil nesse organismo, inclusive com a designação do seu vice-presidente.
- É preciso darmos vida a um Parlamento que é importante para a nossa região. Nós precisamos não só participar, mas participar formalmente, designando cinco membros para o organismo. Enfim, nós precisamos sentar e definir a composição e a representação do Brasil no Parlamaz - disse João Pedro.
O Parlamento Amazônico tem por missão promover o intercâmbio de informações e experiências com a finalidade de definir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e a defesa da Amazônia.
(Por Teresa Cardoso, Agência Senado, 06/11/2007)