Autoridades chinesas descartam a possibilidade de limitar o número de carros particulares nas ruas de Pequim durante a Olimpíada de 2008, informou nesta terça-feira (06/11) a agência oficial Xinhua.
De acordo com um alto funcionário da área de transportes, Pequim não seguirá o que foi adotado em Xangai, que restringe a circulação de veículos particulares. A poluição do ar e os congestionamentos preocupam o Comitê Olímpico Internacional, diz a agência chinesa. "Nós vamos encorajar os cidadãos a usarem seus carros de forma mais racional e moderada", disse Liu Xiaoming, principal representante de Pequim na comissão de transporte.
A cidade de 17 milhões de habitantes inaugurou no mês passado sua principal linha de metrô e reduziu o preço das passagens para encorajar que mais pessoas utilizem o meio de transporte. Uma nova linha também irá ligar o centro de Pequim ao aeroporto da cidade antes de agosto de 2008, quando acontece a Olimpíada. Atualmente, Pequim possui cerca de 3 milhões de carros - média de um veículo para cada duas famílias, informa a agência Xinhua. O número de carros tende a crescer com o crescimento da população.
(Folha Online,
Ambiente Brasil, 07/11/2007)