O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica, participará nesta quinta-feira (08/11), às 10h, em Serra Branca (PB), da solenidade de entrega de nove sistemas de dessalinização de água subterrânea. A iniciativa é fruto do Programa Água Doce, da Secretaria de Recursos Hídricos, e vai garantir a sete mil pessoas o acesso à água de qualidade, por meio do desenvolvimento de tecnologias alternativas.
Ainda este ano, serão entregues mais 12 sistemas de dessalinização recuperados em parceria com a Fundação Banco do Brasil, chegando a atender 56 mil pessoas da região da Paraíba. O Programa Água Doce busca promover a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinizadores, sem danos ambientais, captando a água subterrânea salobra/salina, extraindo dela os sais solúveis e tornando-a adequada para o consumo humano.
O processo visa também minimizar os impactos ambientais decorrentes do despejo de concentrados provenientes do processo de purificação da água salgada, criando métodos para o aproveitamento desses resíduos, utilizando-os, por exemplo, na produção de peixes e de plantas para alimentação de caprinos, de bovinos e de ovinos, ampliando a segurança alimentar de muitas famílias do semi-árido.
Os sistemas de dessalinização foram recuperados sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, e a coordenação técnica da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da Paraíba, e conta com a parceria da Fundação Banco do Brasil, da Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior (Atecel), do Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) e do Laboratório de Sociologia Aplicada (Lasap), ambos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Além do secretário Luciano Zica, estará presente no evento o coordenador do Programa Água Doce do MMA, Renato Ferreira Saraiva, entre outros parceiros do Programa.
(Ascom MMA, com informações do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas
06/11/2007)