Diante de líderes e representantes da comunidade, o prefeito Almedo Dettenborn apresentou ontem pela manhã as propostas de melhorias no município para a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (2007/2010), lançado pelo governo federal. O estudo, que teve a duração de 90 dias, contou com o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Planejamento. Agora, o detalhado projeto, cujo valor soma R$ 7.450.455,58, vai ser entregue pelo chefe do Executivo ainda hoje no Ministério das Cidades, em Brasília.
Segundo a explanação do secretário de Planejamento, Jáder Rosa, as propostas englobam obras de macrodrenagem, infra-estrutura e projeto social e, se aprovadas, vão beneficiar 1.242 famílias de bairros ainda sem as condições básicas de saneamento e habitação. “Na questão da macrodrenagem em cinco sangas do município, por exemplo, elas servirão como bacias de contenção das águas da chuva, impedindo dessa forma a devastação de casas e locais por causa das enchentes”, afirmou Jáder Rosa.
Os trabalhos de canalização foram projetados para atingir as sangas do Cambará, do Angico (Bairro Macedo), do Bairro Coronel Brito, do Bairro Santa Tecla e do Loteamento Müller. “De acordo com o valor aplicado ao saneamento básico, haverá o repasse ao setor de pavimentação com paralelepípedos nesses mesmos locais”, salientou o prefeito, que aproveitou para pedir o engajamento de todos os partidos políticos na obtenção dos recursos. Almedo Dettenborn, que embarcou ontem à noite, retorna de Brasília na quinta-feira.
(Por Francine Schwengber,
Gazeta do Sul, 06/11/2007)