Primeira unidade geradora da Hidrelétrica Foz do Chapecó deverá operar a partir de agosto de 2010
Menos de um ano após o começo das obras, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó já tem cerca de 18% dos trabalhos concluídos. A construção, iniciada em dezembro de 2006, já pode ser considerada uma das maiores em andamento no estado de Santa Catarina. Implantada entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (Rio Grande do Sul), a hidrelétrica figura entre os empreendimentos de destaque do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a região Sul e uma das alternativas do governo federal para ampliar a oferta de energia no país.
O canteiro de obras está localizado no lado catarinense. Conforme Miguel Zerbini, diretor técnico da Foz do Chapecó Energia, o cronograma segue dentro do prazo estabelecido. Segundo ele, a fase é de escavação de rochas das estruturas principais e de concretagem do vertedouro e casa de força. Em 5 de outubro, o presidente Lula visitou o canteiro de obras e participou do início do lançamento de concreto no vertedouro.
A magnitude da construção é revelada pelos números. Somente na concretagem, serão utilizados 620 mil metros cúbicos de material. Além dos 855 megawatts de potência que a hidrelétrica irá gerar – capazes de suprir 25% do consumo de energia de Santa Catarina e 18% do Rio Grande do Sul –, os investimentos deverão chegar a R$ 2,2 bilhões. No total, 2.6 mil trabalhadores se revezam durante as 24 horas do dia.
A primeira unidade geradora da hidrelétrica deve entrar em operação em agosto de 2010. Até lá, estes números se elevarão ainda mais e a expectativa das empreiteras é de que, no auge da obra, o número de funcionários ultrapasse os 3 mil. O empreendimento é gerenciado pela Foz do Chapecó Energia, detentora da concessão da usina, e formado pelas empresas CPFL - Companhia Paulista de Energia (51%), Furnas (40%) e CEEE-GT (9%).
(Por Agostinho Piovesan, Correio do Povo, 06/11/2007)