A Aracruz Celulose e a Fiergs promoveram na manhã de ontem (05), no Teatro do Sesi, balcão de negócios para apresentar o projeto de expansão da unidade Guaíba a fornecedores de equipamentos, serviços e materiais do Rio Grande do Sul. O diretor de operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes, afirmou que a iniciativa faz parte da filosofia da empresa de priorizar os produtores locais. 'Vamos procurar comprar até parafusos produzidos no Estado, se os preços forem competitivos', disse Nunes.
A estimativa é que cerca de 100 fornecedores gaúchos participem do projeto de ampliação da planta de Guaíba, com contratos totalizando 300 milhões de dólares. Na oportunidade, foram apresentadas 22 empresas potenciais fornecedoras de tecnologia a mais de 300 empresários gaúchos.
Nunes informou que a Fepam deve liberar nos próximos dias a licença ambiental para a expansão da unidade de Guaíba. 'Em dezembro, o projeto passará pela aprovação final dos acionistas', relatou. A idéia é iniciar a preparação do canteiro de obras em março de 2008. O começo da construção está programado para o segundo semestre do ano que vem.
A previsão é que a conclusão da expansão ocorra em março de 2010. 'Este prazo poderá ser ampliado para o final do primeiro semestre de 2010, com novos prazos de entrega dos fornecedores, que aumentaram devido ao aquecimento da economia global', antecipou Nunes. O investimento de expansão da unidade está orçado em dois bilhões de dólares. O incremento será de 120 mil hectares de plantio de eucalipto. A nova fábrica terá capacidade de produzir 1,3 milhão de toneladas anuais de celulose.
(Correio do Povo, 06/11/2007)