Procedimento começou, ontem, em Fazenda Vilanova e deve ser concluído até a próxima quinta-feira
Para cumprir com o prazo de dez dias dado pela Fepam, a Nutrilat intensificará, hoje (06), os trabalhos para retirada das milhares de caixinhas de leite enterradas irregularmente no município de Fazenda Vilanova. A equipe – que ontem iniciou com 20 funcionários, duas retroescavadeiras e quatro caminhões – será reforçada por mais cinco trabalhadores, uma retroescavadeira e cinco caminhões. A previsão da empresa é terminar a ação até quarta-feira, um dia antes do prazo estipulado. A expectativa da Nutrilat também é pela divulgação de laudo que ateste a qualidade do leite.
Ontem, começaram a ser retiradas as embalagens enterradas na propriedade do vice-prefeito José Reis, na localidade de Alto Pinheiral. Até o final da tarde, carga referente a 12 caminhões já havia sido removida. O material sólido (embalagens) está sendo transportado para aterro em Estância Velha, a 180 quilômetros. A parte líquida é levada à estação de tratamento da Nutrilat ou à empresa Ambientale, de Estrela. Assim que for concluída a ação, as equipes se deslocarão para a localidade de Glória, onde também há produtos enterrados.
A carga de 725 mil caixas foi depositada em aterros do município depois de acidente no depósito da empresa no dia 14 de outubro. O uso irregular dos terrenos foi descoberto por meio de denúncia no dia 26. Conforme o químico responsável pela remoção, Alexandre Wasen, primeiramente foi removida a terra superficial e depois iniciou-se a retirada das caixas. 'Estamos tendo o cuidado de evitar a contaminação do solo', frisou.
(Correio do Povo, 06/11/2007)