Com o objetivo de ressaltar a eficiência energética e as potencialidades do país, além de identificar oportunidades para a produção de energia renovável não-convencional, a Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional promove, nesta quinta-feira (08/11), o seminário Consumo e Produção Sustentável de Energia Elétrica no Brasil. O debate, que estará aberto à participação de todos os interessados, visa ainda a complementar o trabalho da comissão sobre as causas e os efeitos das alterações do clima.
A comissão mista especial, composta de seis senadores e seis deputados, foi criada em fevereiro deste ano com o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil. O prazo de funcionamento do colegiado termina em 22 de dezembro de 2007, quando deverá ser apresentado um relatório com base em todos os debates e diligências realizados pelos parlamentares para apurar seus objetivos.
Para a realização do seminário desta quinta-feira, a comissão conta com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e da organização não-governamental WWF-Brasil. Os debates serão divididos em dois painéis - "Mudanças climáticas e energia: desafios e oportunidades no Brasil" e "Diferentes cenários de energia elétrica: demanda e oferta" - programados para o período das 9h às 18h.
O evento será realizado no auditório do Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo, que, a partir desta quarta-feira (07/11), passará a se chamar Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães.
Os interessados em participar do seminário podem se inscrever pelo endereço
http://www.interlegis.gov.br/inscreve_candidato_form?cod_evento=30.
(Por Silvia Gomide, Agência Senado, 05/11/2007)