Falta de água deixa 93 municípios em situação de emergência. Em outras regiões do estado, chuva destrói casas e deixa desabrigados. O Norte de Minas Gerais sofre com a pior seca dos últimos 30 anos. Em algumas cidades a chuva não cai há 200 dias. De acordo com a Defesa Civil do estado, dos 93 municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem, 75 são dessa região do estado. Entre eles, estão grandes cidades como Montes Claros (MG), Pirapora (MG) e Januária (MG).
Entretanto a previsão é que a situação melhore nesses locais. De acordo com o Instituto de Climatologia MGTempo, a previsão é que uma frente fria deixe o tempo instável e cause pancadas de chuva no Norte a partir desta segunda-feira (5). Para tentar melhorar a situação, a população se apega à religião: procissões e novenas se tornam freqüentes para pedir chuva.
No outro extremo, São Joaquim de Bicas (MG), no centro do estado, e Central de Minas (MG) decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Outros sete municípios comunicaram à Defesa Civil danos provocados por ventanias e pelo excesso de precipitação. No total, 658 casas foram danificadas, mais de 300 estão desalojadas e cinco ficaram feridas.
(
Agência G1, 05/11/2007)