As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promovem, em 14 de novembro, audiência pública conjunta para discutir adulteração de leite com soda cáustica e água oxigenada. O evento foi solicitado pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado Marcos Montes (DEM-MG), e pelos deputados Zonta (PP-SC) e Júlio Delgado (PSB-MG).
O deputado Marcos Montes (DEM-MG) informou que o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, já confirmou sua presença à audiência. De acordo com o parlamentar, também participarão da reunião representantes dos produtores, das cooperativas de leite e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deverão esclarecer a real situação do setor.
Um dos convidados a participar da reunião, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Koertz, afirmou que não vê risco iminente de distribuição de leite longa vida adulterado.
Pequenos produtores
Segundo Marcos Montes, a crise do setor leiteiro afeta diretamente o cooperativismo e os pequenos produtores, e precisa ser sanada para evitar maiores prejuízos. O deputado disse ainda ser contrário à instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), por acreditar que as investigações já estão ocorrendo no âmbito da Justiça. Em sua opinião, o papel da Câmara deve ser acompanhar essas apurações e esclarecer a população sobre o assunto.
Marcos Montes também disse esperar que o governo federal amplie o número de fiscais e promova a melhoria na capacitação desses profissionais, para evitar que novos episódios envolvendo produtos agrícolas prejudiquem a população.
A audiência ocorre a partir das 10 horas, no plenário 8.
(Por Karla Alessandra, Agência Câmara, 05/11/2007)