Começou ontem (05/11) em Brasília o 2º Curso Internacional sobre Produção Sustentável de Hortaliças, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores, e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o curso receberá este ano 12 técnicos de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau.
Será também uma oportunidade de troca de experiências entre brasileiros e africanos. Três técnicos daqui, da área de extensão rural, participarão do curso e amanhã (devil) serão feitas apresentações sobre os países de cada um dos participantes.
Até 7 de dezembro, quando termina o curso, os técnicos africanos terão palestras sobre o sistema convencional, protegido e orgânico de cultivo, fertilizantes orgânicos, biofertilizantes e compostagem, controle de doenças e pragas e irrigação. Além das atividades em sala de aula, estão previstas visitas técnicas a produtores do Distrito Federal e de São Paulo, a empresas de semente e de processamento e a centrais de abastecimento, que comercializam a produção.
Os alunos conhecerão também a experiência da Embrapa Hortaliças nos projetos de hortas urbanas e periurbanas, com visita à horta comunitária de Santo Antônio do Descoberto (GO).
(
Jornal do Brasil, 05/11/2007)