Transformar a Amazônia em foco de uma política pública de desenvolvimento nacional é a meta do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, segundo informou a coordenadora do evento, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Segundo ela, apesar de corresponder a 60% do território brasileiro a região amazônica é carente de ações em infra-estrutura, ciência e tecnologia e projetos de desenvolvimento. “Queremos que a Amazônia faça parte da agenda prioritária mas [também] da agenda prática do governo federal”.
Na opinião da deputada, o fato de a região abranger nove estados brasileiros pede mais atenção e cuidado com as políticas. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, ela afirmou que o governo não pode aplicar políticas idênticas às que são aplicadas em outros estados. “Aqui, o cuidado com o meio ambiente precisa ser maior do que em qualquer outra região”.
Ela afirmou que é necessário investir nos recursos naturais que a região oferece como água e a biodiversidade. “Vamos desde já fazer um plano de desenvolvimento para aproveitamento de recursos hídricos e energéticos na região para não causar polêmicas”.
O simpósio é uma promoção da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimentos Regional, da Câmara dos Deputados, junto com entidades da sociedade civil e será realizado do dia 19 a 23 de novembro.
(
A Tarde, 05/11/2007)