A Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (IIRSA) vem desenvolvendo grandes projetos de infra-estrutura que podem causar impactos devastadores sobre comunidades e ecossistemas de toda a América do Sul.
Preocupadas com isso, as ONGs FARN, M’biguá, Núcleo Amigos da Terra Brasil, Ecoa e Proteger fundaram o portal “Infraestructura y Energía en Sudamérica”. Estes grupos acreditam que através dele poderão trazer informações oportunas, transparentes e objetivas, que serão de enorme utilidade não somente para a sociedade, mas para os setores governamentais e outros interessados nesses grandes projetos.
O portal buscará mostrar à sociedade os riscos que essa visão de desenvolvimento e integração pode trazer para a própria América do Sul e para o mundo. “A perspectiva de todos os conteúdos a serem inseridos é de crítica ao modelo de desenvolvimento proposto pela IIRSA”, diz Elisângela Paim, coordenadora de projetos do Núcleo Amigos da Terra (NAT). Além da IIRSA, são abordados no portal projetos desenvolvidos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo brasileiro e a criação do Banco do Sul. Também serão comentados outros assuntos, entre eles, o auge dos agro-combustíveis e a expansão sem controle da fronteira agrícola.
AmazôniaGrandes projetos em desenvolvimento na Amazônia brasileira estão entre as prioridades de monitoramento do portal. Paim destaca a questão do complexo de usinas do Rio Madeira como um dos principais temas. Além do impacto social e ambiental dessa obra, também será discutida a reclamação do governo boliviano de que a usina pode trazer prejuízos para seu país.
Visite
o portal.
(Por Tiago Ribas,
Amazonia.org.br, 05/11/2007)