Durante os dias 8 e 10 de novembro, Bagé terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do contexto atual da produção de gado, e da própria biodiversidade onde está inserido na região da Campanha
Trata-se do 1º Encontro de criadores de gado em pastagem natural nos Pampas. Evento internacional, composto por seminários, oficinas técnicas e observações no campo, tem como objetivo maior trazer diversos aspectos da bovinocultura, dentro de uma visão sistêmica, onde não haja interferências ao meio ambiente, produzindo mais, porém, tendo como tônica a manutenção e preservação das pastagens nativas. A Embrapa Pecuária Sul – Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa-, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa – é uma das instituições parceiras do encontro e irá sediar as oficinas técnicas em seu centro, no dia 9 de novembro.
Segundo o chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa, Alexandre Varella, a participação em um evento desse porte destaca a importância para os trabalhos realizados com pastagens nativas do Bioma Pampa. “Fazemos questão que um dos dias da programação do evento aconteça dentro da Embrapa, porque isso confirma a imagem da instituição de pesquisa, que busca a produção de carne bovina de qualidade nos ecossistemas pastoris do Pampa, com sustentabilidade”, diz Alexandre Varella, que salienta como oportuna a interação dos pesquisadores com os cientistas e técnicos do Brasil e países vizinhos.
A Embrapa também estará presente no primeiro dia do encontro, durante o seminário que trata da pecuária de corte em pastagem natural. Uma das palestrantes é a pesquisadora Cristina Moraes Genro que dentro do painel “Como fortalecer a pecuária de corte em campo nativo” aborda as ações da empresa para o uso sustentável do campo nativo.
Serão apresentados os trabalhos que já foram realizados, bem como os projetos em andamento e as futuras propostas elaboradas pela pesquisa. Cristina valida o encontro como fundamental para a discussão acerca da importância do Bioma Pampa. “Não há oportunidade melhor para a realização desse encontro, é estratégico nos estudos da biodiversidade local”, confirma a pesquisadora. O encontro é promovido pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho-Apropampa e Alianzas del Pastizal.
(Jornal Minuano, 03/11/2007)