O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, espera um aumento em torno de 15% no número de empresas credenciadas para comercializar vacinas contra a febre aftosa no Estado em 2008. O prazo para credenciamento junto ao Departamento de Produção Animal (DPA) da secretaria encerrou na quarta-feira (31).
A divulgação da listagem dos laboratórios, distribuidoras e agropecuárias autorizadas a oferecer as doses no próximo ano será feita no dia 12.
Este ano, 354 estabelecimentos instalados em todo o Estado foram responsáveis pela comercialização de 19 milhões de doses da vacina para o gado bovino e bubalino (búfalos) ocorrida nos meses de janeiro e julho. Em 2006, 150 empresas comercializaram as doses das vacinas.
Machado explica que, quanto maior o número de empresas autorizadas a vender as doses controladas, maior a disponibilidade de oferta ao produtor.
Além disso, o secretário destaca a concorrência entre as empresas, que pode beneficiar os produtores. Machado informa que o preço das doses varia de R$ 1,20 a R$ 1,65 no Rio Grande do Sul.
Segundo o diretor do DPA, Cláudio Dagoberto Lucas Bueno, diferente de outros estados brasileiros, o RS promove a vacinação contra a febre aftosa no início de cada semestre do ano. A campanha realizada em janeiro de 2007 foi responsável pela imunização de 94% do rebanho bovino e bubalino gaúcho, e a de junho por 89%. "A meta da secretaria é fazer com que mais de 90% dos animais sejam imunizados no Estado nas duas etapas de vacinação promovidas anualmente. Trabalhamos para atingir esse patamar em 2008", observa Bueno.
(A Platéia, 05/11/2007)