As duas maiores usinas hidrelétricas do Norte do Estado estão com as comportas abertas. A medida precisou ser adotada durante o feriadão para liberar o excesso de água. Os lagos de Machadinho e Itá estão cheios em razão das fortes e constantes chuvas das últimas semanas. Segundo o gerente local da Usina Hidrelétrica Machadinho (UHM), Júlio César Lunardi, a unidade aproximou-se do seu ponto máximo de geração para evitar o vertimento (liberação) de água. Mesmo assim, oito comportas necessitaram ser abertas para liberar o excedente. A UHM, localizada entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), pode gerar até 1.140 megawatts (MW).
Este ano está sendo um dos mais proveitosos quanto à precipitação de chuvas na região. O rio Pelotas, que forma a barragem Machadinho, também é abastecido pelos rios Inhadava (RS), Canoas (SC) e por afluentes menores, todos com muita água nas últimas semanas.
A abertura das comportas igualmente ocorreu na Usina Hidrelétrica Itá (UHI), cerca de 120 quilômetros abaixo de Machadinho, e que fica entre os municípios de Aratiba (RS) e Itá (SC). A usina, com cinco comportas, têm capacidade para gerar, na sua potência máxima, até 1.450 megawatts. A água liberada pelas duas barragens segue pelo rio Uruguai para a fronteira do Rio Grande do Sul. Desde sábado, o tempo melhorou na região, mas o volume de água nos dois lagos ainda é considerado elevado e mantém-se a necessidade de liberação do excedente.
Com a abertura das comportas, os turistas que passaram o feriadão no Itá Thermas Resort Spa, próximo à usina, tiveram sorte nos passeios pelo lago. Eles puderam ver, além das torres da igreja São Pedro, preservadas com a formação do lago, a abertura das comportas da barragem, algo que sempre atrai espectadores por ser um espetáculo que acontece poucas vezes no ano.
(Por José Ody, Correio do Povo, 05/11/2007)