A cidade de Pequim anunciou que introduzirá no próximo ano padrões de emissão de gases de veículos mais rígidos que os atuais, em virtude da realização dos Jogos Olímpicos de 2008. Os padrões, denominados 'China IV', serão equivalentes ao 'Euro IV' adotados na União Européia, e começarão a ser aplicados no começo de 2008, anunciou Feng Yuqiao, diretor do escritório de proteção ambiental de Pequim e citado hoje pela agência estatal "Xinhua'.
Os novos padrões serão exigidos também aos postos de gasolina da cidade. O responsável municipal reconheceu que estas exigências não são suficientes, por isso 'a poluição do ar ainda é grave'. Pequim tem 3,1 milhões de automóveis (contra 2,2 milhões em 2005) e, apesar do rápido crescimento do número de veículos, afirma ter conseguido reduzir as emissões de dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono, outros gases freqüentes nos escapamentos.
Segundo os especialistas da Prefeitura, 40% da poluição da cinzenta capital chinesa vêm dos carros. Por isso, tenta-se promover o uso de transporte público, com a construção de novas linhas de metrô e a redução de tarifas de ônibus e trens. Graças a estas medidas, nesta semana - pela primeira vez em anos - conseguiu-se que o número de usuários de transporte público na cidade superasse o dos veículos particulares.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, já advertiu em visitas a Pequim que algumas provas de resistência poderiam chegar a ser reprogramadas devido à má qualidade do ar, "para que a saúde dos atletas seja respeitada'.
(Portal G1,
Ambiente Brasil, 05/11/2007)