Trabalho depende do clima e deve envolver 20 pessoas
Caso não volte a chover, deve começar na manhã desta segunda (05) o recolhimento das 725 mil caixas de leite enterradas em duas áreas particulares no interior de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. O início da remoção estava dependendo somente do clima para acontecer: era preciso pelo menos dois dias sem chuva e previsão de tempo bom para garantir que o solo secasse e os caminhões não atolassem.
Conforme adiantou a assessoria de imprensa da Nutrilat, em caso de chuva, o procedimento não vai ser realizado e não há data prevista para nova remoção.
O recolhimento está previsto para começar às 8h30min, sem horário para término, e contará com o trabalho de 20 pessoas, cinco caminhões de transporte, duas retroescavadeiras e uma draga pequena.
Conforme prazo estipulado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Nutrilat tem até quinta-feira para recolher os resíduos. Também deverá pagar uma multa de R$ 24,45 mil.
A retirada das embalagens será acompanhada pelos agentes do Grupo de Policiamento Ambiental (GPA) do Vale do Taquari. Segundo o comandante do GPA, sargento Anestor de Moura, é importante que se conheçam os pontos onde as caixas de leite foram enterradas.
(Por Sâmia Frantz, Zero Hora, 04/11/2007)