Porto Alegre tem a marca do pioneirismo na importância dada à preservação do meio ambiente. Aqui foi criada a primeira ONG ambientalista do país, a Associação Gaúcha de Proteção Ambiental (Agapam), em 1971, e, cinco anos depois, a Capital ganhou a primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Brasil. Hoje, Porto Alegre continua sendo referência, inclusive em nível mundial, e apresenta avanços, passando da perspectiva da preservação para um projeto de gestão ambiental. Também tem orgulho do título de “cidade da educação ambiental.”
É nesse contexto que se insere o Porto Verde, um dos 21 programas estratégicos da prefeitura, que tem como principais propostas a preservação de áreas ambientais da cidade e ações que buscam conscientizar a população para o respeito ao meio ambiente. O programa integra o eixo ambiental do Modelo de Gestão e é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Smam), com a participação dos departamentos municipais de Água e Esgotos (Dmae), de Esgotos Pluviais (DEP), de Limpeza Urbana (DMLU) e das secretarias da Educação e da Cultura.
O Porto Verde coordena o trabalho de preservação e manutenção de parques e praças da cidade, uma ação permanente de qualificação dos espaços com corte de grama, capina, recolhimento de lixo, instalação e manutenção de equipamentos para recreação e lazer. Em 2007, 138 áreas verdes foram beneficiadas com essas atividades. Um exemplo é a praça São João, na Zona Norte, que recebeu telas, goleiras e demarcação para quadra esportiva, além da implantação de passeios em saibro e de canteiros gramados. Também foram instalados bancos e brinquedos, conforme solicitação dos moradores.
Dialogando com a comunidade
A Smam mantém uma assessoria comunitária para atender a sugestões e reivindicações. A comunidade pode solicitar o "Diálogos na Praça". A atividade conta com a presença do secretário Beto Moesh, que vai ao local para debater com os moradores a respeito das melhorias mais viáveis nas praças e parques.
Conheça as ações do Porto Verde.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 04/11/2007)