O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (05/11), às 14h, no Palácio do Planalto, da cerimônia de entrega do 1º Prêmio Internacional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento contará, também, com a presença dos ministros de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
O objetivo é reconhecer e recompensar as ações de organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas por seus esforços no combate à exclusão social e fortalecer o papel de organizações não-governamentais (ONGs) que trabalham em sintonia com os oito Objetivos do Milênio. São eles: erradicar a extrema pobreza e a fome; garantir educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde infantil e das gestantes; combater o HIV e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O prêmio, sugerido pelo presidente Lula em 2004, tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Na ocasião, serão premiados os conselhos econômicos e sociais dos países africanos Mali e Costa do Marfim e as ONGs Fundación Hernandiana, da Argentina, e Good Neighbors International, da Coréia do Sul.
(Por Ana Paula Marra, Agência Brasil, 04/11/2007)