Os moradores dos 59 municípios da região têm mais uma oportunidade de contribuir para a preservação ambiental. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) lançou em encontro com a imprensa e representantes do poder público das áreas de saúde e meio ambiente, o Projeto Integrado de Gerenciamento de Resíduos de Saúde.
Por meio da iniciativa, coletores foram colocados, de forma gratuita, à disposição da comunidade – distribuídos em 23 pontos de atendimento da Unimed – para depósito de medicamentos vencidos, cartelas de comprimidos, ampolas, agulhas e seringas, pilhas e baterias. Eles estão instalados nas unidades regionais, nas farmácias Unimed, nos Espaço Vida e nos Unifácil de Santa Cruz e da região. Periodicamente, o material será recolhido e receberá a destinação correta.
Além de viabilizar a coleta de resíduos potencialmente danosos ao ambiente, a Unimed VTRP também implementou o projeto entre seus médicos cooperados dos quais 210 já aderiram à proposta. Dessa forma, todo o lixo gerado nos consultórios será recolhido e encaminhado para locais adequados.
Conforme o diretor de marketing da cooperativa, médico Paulo Roberto Jucá, esta ação será estendida para todos os cooperados que já pertencem à Unimed e àqueles que vierem a fazer parte dela. “Este é um processo definitivo”, reiterou.
GAZETA Iniciada em setembro, a coleta nos consultórios já arrecadou 18 mil litros de resíduos. Ele destacou a intenção de levar essa proposta a todas as 28 Unimeds do Rio Grande do Sul, atingindo 12,5 mil médicos e 100% dos municípios gaúchos.
Ontem, o projeto foi divulgado em visita à Gazeta do Sul. Além de Jucá, estiveram presentes o assessor de marketing da Federação das Cooperativas Médicas, Antônio Cândido Calcagnotto, e o assessor de imprensa da Unimed dos vales do Taquari e Rio Pardo, Daniel Silveira.
(
Gazeta do Sul,01/11/2007)