O partido quer o Ministério Público determine a diminuição do enxofre nos combustíveisO Partido Verde ingressou ontem (31/10) com uma representação junto ao Ministério Público com o objetivo de obrigar a Petrobras a reduzir, de imediato, os índices de enxofre do óleo diesel e da gasolina utilizados no País. A intenção é diminuir o nível de poluição atmosférica, que só em São Paulo mata 3 mil pessoas a cada ano, informou o partido em nota distribuída à imprensa.
"Enquanto o mundo todo direciona suas ações de proteção ambiental, buscando a redução da poluição atmosférica, o Brasil, ao contrário, continua a retardar a diminuição dos índices de enxofre aditivados à gasolina e ao óleo diesel, maximizando os efeitos maléficos ao meio ambiente e principalmente à saúde humana", afirmou o presidente do PV, José Luis Penna.
Com a representação, o PV quer o Ministério Público determine à Petrobras a diminuição do enxofre nos combustíveis para 15 ppm (partes por milhão). Hoje, os veículos automotores emitem 500 ppm, enquanto vários países já reduziram drasticamente as suas emissões: nos Estados Unidos o índice limite é de 15 ppm; no Japão, 10 ppm; e no México, 50 ppm.
"O Brasil, por sua condição de país muito diverso, por sua incontestável liderança em busca de combustíveis alternativos, poderia dar melhor exemplo na formulação e aplicação de políticas públicas voltadas à qualidade de vida dos seus habitantes. Uma empresa pública do porte e importância da Petrobras deveria tirar do papel e colocar em prática sua preocupação com o meio ambiente", completou.
(Por Fabíola Salvador,
Agência Estado, 31/10/2007)