A sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, está ocupada desde as 6 horas desta quarta-feira (31/10) por integrantes dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (MATR).
Segundo informações da assessoria de imprensa do MST, representantes dos movimentos sociais e do Incra continuam reunidos até o momento, negociando a desocupação.
Para Wilnean de Melo, que participa da manifestação, a principal pauta reivindicada pelos movimentos sociais é a necessidade de avanço nos processos de assentamento e reforma agrário no DF.
O militante do MST, Ronaldo Fabiano, que também participa do ato, diz que o objetivo da ocupação é pedir a obtenção de terra, o assentamento de 1800 famílias e a assistência técnica para as famílias que já são assentadas no Distrito Federal.
“Nos perguntamos, qual é o problema, o Incra ou é a falta de recursos? Nós queremos a resposta. E se pressão é a única forma de resolver, nós vamos fazer pressão”, afirma Fabiano.
(Por Tatiana Matos,
Agência Brasil, 31/10/2007)