O Governo da Alemanha apresentou hoje um catálogo de 30 medidas que, segundo o ministro do Meio Ambiente alemão, Sigmar Gabriel, poderão fazer com que as emissões de dióxido de carbono diminuam em 36,6% até 2020, tomando como base o ano de 1990. As medidas estão relacionadas à promoção das fontes ecológicas de energia renováveis, e também com o aumento da eficiência energética.
Segundo Gabriel, o fomento das fontes energéticas alternativas pode evitar emissões de 50 milhões de toneladas de CO2 até 2020, enquanto o aumento da eficiência energética nas novas construções pode levar a evitar emissões de 35 milhões de toneladas de CO2. O ministro, que apresentou hoje o pacote de medidas, disse que os planos a longo prazo não só favorecerão o meio ambiente, mas também à indústria.
De início, disse Gabriel, será preciso fazer investimentos, mas até 2020 o conjunto de medidas para a proteção do clima trará às empresas uma economia de 5 bilhões de euros. A indústria, no entanto, é menos ambiciosa que o Governo e considera que uma redução das emissões em 30% são o máximo que se pode financiar e alcançar. O Governo quer aprovar seus planos de forma definitiva no máximo em dezembro.
(Yahoo Brasil,
Ambiente Brasil, 01/11/2007)