A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta quarta-feira (31/10) 300 quilos de queijo do tipo coalho, que eram levados do município de Caruaru, no Agreste do Estado, para Osasco, em São Paulo, no bagageiro do ônibus de uma empresa de transporte interestadual, sem nenhuma refrigeração. A apreensão ocorreu na BR-423, perto do município de Garanhuns, a 230 quilômetros de Recife.
Os policiais descobriram que a data de fabricação, impressa na embalagem do produto, indicava 1º de novembro – amanhã. Nenhum passageiro se responsabilizou pela carga apreendida. O motorista do ônibus, no entanto, declarou ter recebido a mercadoria de uma pessoa, em Caruaru, para ser entregue em Osasco.
Segundo o inspetor Edér Rommel, da PRF, a Secretaria de Vigilância Sanitária de Garanhuns foi acionada para recolher o produto, que será destinado a análise. Ele disse também que as duas empresas produtoras do queijo, uma de Venturosa e outra de Sanharó, no interior do estado, terão que explicar os motivos para o transporte sem acondicionamento em caminhão frigorífico e sem o certificado de inspeção e fiscalização federal, expedido pelo Ministério da Agricultura.
A apreensão ocorreu durante a operação Viagem Segura, desencadeada na terça-feira (30/10) com um efetivo de 15 policiais federias, a fim de dar mais segurança aos passageiros nas viagens em ônibus interestaduais entre Pernambuco e São Paulo.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 31/10/2007)