José Machado, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), esteve em Paineiras (MG) nesta terça-feira (30/10), para participar do II Seminário a Força da Integração – o Pacto pelas Águas. Na ocasião, o diretor-presidente participou da assinatura do convênio de cadastramento de usuários do entorno do reservatório de Três Marias, Minas Gerais. A ação é uma parceria da ANA com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e com o Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias (Comlago).
O objetivo do convênio é cadastrar os usuários de água que estão no entorno da represa de Três Marias, localizada no Alto São Francisco, para que haja a regularização dos usos dos recursos hídricos da região. Assim, evita-se que usuários tenham o excesso ou a falta de água para seus respectivos usos.
Esta parceria é mais um passo para a implementação da gestão de recursos hídricos na bacia do Velho Chico. O lazer e a pesca estão entre as várias formas de utilização da água de Três Marias. O reservatório tem a importância de ser o primeiro da bacia do São Francisco para fins de geração de energia hidrelétrica.
A bacia do São Francisco
Área: 600 mil km²;
Abrange 503 municípios em seis estados (GO, MG, BA, PE, AL e SE), além do Distrito Federal;
Já tem mais de 100 mil usuários de recursos hídricos cadastrados.
(Ascom ANA, 30/10/2007)