As cerca de 700 mil embalagens de leite enterradas pela empresa Nutrilat, adquirida há pouco mais de 10 dias pela empresa de laticínios Bom Gosto, já têm destino: a União dos Trabalhadores em Resíduos Especiais e Saneamento Ambiental (Utresa), em Estância Velha. As caixas foram encontradas em uma propriedade rural em Fazenda Vila Nova, próximo ao município de Estrela, no Vale do Taquari. Além de uma multa no valor de R$ 20.450,00, a Bom Gosto tem 10 dias corridos. contados desde segunda-feira, para limpar o local.
Segundo o gestor da Utresa, Jackson Müller, a negociação principal entre a empresa e a Bom Gosto diz respeito às embalagens enterradas. ‘‘Dentro dessas embalagens pode vir alguma coisa do leite que não vazou, mas a Utresa está autorizada a receber resíduos bem mais perigosos’’, salientou. Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o leite não pode ser enviado à Utresa, apenas as embalagens. O líquido, segundo a assessoria da Fepam, deve ser despejado em aterro sanitário. Mas Müller comenta que grande parte das embalagens romperam ao serem enterradas e no processo de retirada do solo, por retroescavadeiras.
Müller explica que a Utresa hoje tem condições de receber resíduos sem riscos ao meio ambiente. ‘‘A Utresa dispõe de instalações adequadas, central de efluentes, valas impermeabilizadas cobertas e não traz mais problemas para o meio ambiente, diferente do que ocorria quando começamos a intervenção’’, diz Müller, numa referência à mortandade de peixes no Rio dos Sinos, ano passado. A empresa foi apontada como a principal responsável pela tragédia.
PRAZO Até o fechamento desta edição, não havia ainda sido definido quando as embalagens começam a chegar, mas Müller acredita que ainda essa semana alguma material será enviado. ‘‘Até porque a empresa (Bom Gosto) tem um prazo para limpar o local’’, salienta. A partir do momento em que as caixas chegarem, começa o trabalho de triagem na Utresa. Müller explica que as caixas de leite serão separadas, processadas e o que estiver em condições, será destinado à reciclagem. O restante vai para tratamento. ‘‘Essas caixas de leite tetra-pak são utilizadas em empresas de reciclagem, e não existe motivo para o que pode ser reaproveitado ser descartado’’, comenta. Todo o trabalho na empresa de Estância Velha será supervisionado pelos interventores.
(
Jornal NH, 31/10/2007)