O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou que o governo pretende realizar no fim de 2008 um leilão para concessão de projetos de "estações coletoras" que serão construídas para transportar a energia fabricada por usinas que processam biomassa até o sistema de transmissão.
A maior parte do potencial brasileiro de produção de energia elétrica por meio da biomassa está na utilização do bagaço da cana de açúcar. Os produtores de álcool, entretanto, vinham se queixando que não tinham como entrar no mercado de venda de energia elétrica, porque não conseguiam conexão com o sistema interligado de transmissão.
É para resolver esse problema que o governo aposta nessas futuras estações coletoras, que consistem em espécies de ramais que sairão de uma linha principal e chegarão próximas a uma região de usina de biomassa.
Neste ponto será construída uma subestação que captará a energia produzia pelas diferentes usinas instaladas naquela região. Segundo Tolmasquim, essas estações coletoras deverão futuramente viabilizar a produção de um potencial total estimado em 2.600 megawatts, principalmente em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Tolmasquim disse que com a realização do leilão o ano que vem a expectativa é que as estações coletoras já estarão operando no início de 2010. Com isso, Tolmasquim acredita que pelo menos 2.000 megawatts de energia já poderão ser produzidos em 2010.
(
Agência G1, Agência Estado, 30/10/2007)