Outros quatro municípios gaúchos decretaram situação de emergência, nesta terça-feira (30/10), em razão de vendavais, chuvas fortes e tempestades de granizo ocorridas durante a madrugada. Estação, Centenário, São Nicolau e São João da Urtiga, no noroeste do Estado, juntaram-se aos demais 37 municípios fortemente atingidos pelo mau tempo de domingo, em diversas regiões, principalmente nas Missões, Fronteira-Oeste e Nordeste.
A Defesa Civil do Estado ainda está analisando os documentos enviados pelas prefeituras para confirmar os danos e o número de pessoas desalojadas ou desabrigadas. Segundo o subchefe da Defesa Civil do Estado, coronel Marco Aurélio Forlin, devido à freqüência e intensidade de desastres naturais no Estado, as comunidades afetadas estão encontrando dificuldades para se reorganizar.
Em 20 de setembro último, enchentes deixaram 32 municípios em situação de emergência, com dezenas de casas destelhadas e de pessoas desalojadas. Na semana passada, em 20 de outubro, chuvas com granizo afetaram 37 cidades; e, no último domingo, mais seis municípios foram atingidos, com prejuízos significativos em Panambi, Vacaria e Passo do Sobrado.
O subchefe da Defesa Civil informa ainda que o Governo do Estado tem atuado de forma direta, com fornecimento de lonas, kit de medicamentos e alimentos. “Após uma avaliação completa de danos e prejuízos, com o levantamento oficial de cada prefeitura, o Estado poderá tomar medidas concretas de reposição de telhas”, afirma o coronel Forlin.
(Ascom Governo do Estado do RS, 30/10/2007)