A preparação para a II Conferência Estadual de Meio Ambiente já começou no Espírito Santo. Nesta terça-feira (30), representantes da sociedade civil organizada, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de órgãos ambientais se reuniram em Vitória, para discutir onde e quando serão realizadas as pré-conferências regionais, que devem acontecer em seis regiões do Estado.
A reunião entre os representantes do MMA, da população capixaba, do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi realizada nesta manhã, sede do Ibama.
Segundo Carlos Henrique Rodrigues Alves, do Ministério do Meio Ambiente (Articulação da Região Sudeste da Conferência Nacional), estas pré-conferências serão realizadas para discutir os problemas de cada região, principalmente aquelas que convivem com a desertificação (o MMA fará seminários específicos nestas áreas).
Mas até agora, poucas prefeituras se manifestaram sobre os debates. Carlos citou apenas as de Guaçuí, Águia Branca e Serra como interessadas em sediar as pré-conferências. Para que as datas sejam marcadas, é necessário que as prefeituras confirmem o interesse para a realização dos eventos.
Os problemas e desafios levantados nas pré-conferências contribuirão para o debate na II Conferência Estadual do Meio Ambiente. “As preparações para a Conferência Estadual estão animadoras. Muitas entidades estão participando, cerca de 70. Estou muito animado com o fato de podermos organizar a melhor conferência já realizada no Espírito Santo”, ressaltou Carlos.
A data para a II Conferência Estadual de Meio Ambiente foi marcada para 14 e 15 de março de 2008. Toda essa preparação, garante ele, servirá para levar os problemas estaduais para a III Conferência Nacional de Meio Ambiente, que tem como tema Mudanças Climáticas. O debate nacional envolverá ao todo 13 ministérios, inclusive o de Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores.
Uma nova reunião para definir o tema, as datas das pré-conferências e a confirmação das sedes será realizada nos próximos dias. O encontro também deverá definir quando será a solenidade de lançamento da II Conferência Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo.
(Por Flávia Bernardes,
Século Diário, 31/10/2007)