O Museu de Ciências Naturais (MCN), órgão executivo da Fundação Zoobotânica do RS, comemora, na próxima segunda-feira (05/11), às 10h30min, em sua sede (Rua Salvador França, 1427) os seus 52 anos de atividade. Como resultado da primeira etapa da campanha de conscientização sobre aquecimento global, iniciada em maio, será lançado um CD com os temas “Aquecimento Global – A vida em um planeta mais quente” e “Como reduzir o aquecimento global”.
Serão entregues à 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Secretaria Estadual de Educação 300 exemplares para repasse a escolas, onde servirão de instrumentos de informação e de educação ambiental em sala de aula. Segundo o presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Gheller, o acesso a essas informações revela à comunidade científica e ao público os resultados de estudos feitos pelo Museu de Ciências.
Também na segunda-feira, será festejado pelo MCN o recebimento do Prêmio Copesul Ambiental 2007, pelo trabalho realizado nos últimos dez anos sobre o tema “Água: Preservação dos Mananciais, Consumo, Reúso ou Qualidade”. Além dessa distinção, a pesquisadora do museu Maria Helena Maineri Galileo conquistou o Prêmio Pesquisador - Destaque na área de Ciências Biológicas.
Para a diretora do MCN, Maria de Lourdes Abruzzi de Oliveira, o Prêmio Copesul Ambiental representa o reconhecimento pelas pesquisas desenvolvidas e pela atuação do museu junto à comunidade na promoção do conhecimento e da conservação da biodiversidade gaúcha. “Esses dois prêmios são o maior presente de aniversário que o museu poderia receber”, comemora.
Credenciado pelo Ministério do Meio Ambiente como instituição fiel depositária de componentes do patrimônio genético, o MCN mantém coleções científicas que documentam a flora e a fauna atuais e fósseis do Rio Grande do Sul e do Brasil. Somando mais de 400 mil registros, o material está entre as mais importantes coleções biológicas do país.
Constam da programação comemorativa dos 52 anos – que terá a presença do secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes - o lançamento, na internet, de uma página de tipos nomenclaturais das coleções científicas de fauna e flora do museu e a inclusão, na página da Fundação Zoobotânica ( www.fzb.rs.gov.br), dos multimídias “Áreas Úmidas do RS” e “Protozooplancton em Ecossistemas Aquáticos – Probio -MCN/FZBRS, e do manual “Pombos Domésticos: sugestões para o controle em escolas públicas estaduais".
(Ascom Governo do Estado do RS, 30/10/2007)