O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e outros representantes de estados americanos lamentaram nesta segunda-feira, numa conferência em Lisboa, a falta de compromisso de Washington na luta contra a mudança climática. "Não creiam que os EUA fujam de suas responsabilidades só porque Washington não se envolve nestas questões", declarou Arnold Schwarzenegger em mensagem em vídeo retransmitida durante uma conferência internacional sobre a luta contra a mudança climática.
O governador da Califórnia, que não pôde ir a Lisboa devido aos incêndios que assolam a região, lembrou que seu estado foi um dos primeiros do país a se comprometer com a redução de emissões dos gases produtores do efeito estufa, apesar do governo federal ainda se recusar a ratificar o protocolo de Kyoto. A Califórnia foi imitada por outros 26 estados, declarou o governador, afirmando que queria estar na "primeira linha" desta luta.
Nesta segunda-feira, três estados americanos (Califórnia, Nova Jersey e Nova York), uma província canadense (British Columbia), oito países da União Européia (Portugal, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Espanha, Holanda e Grécia), assim como Nova Zelândia e Noruega, anunciaram em Lisboa a criação de uma Associação Internacional para a Ação contra o Carbono (Icap).
O Icap é um fórum em que os responsáveis de diferentes países ou províncias signatárias se comprometem a colaborar com a luta contra o aquecimento global e a trocar regularmente suas experiências. "Estamos muito entusiasmados por termos assinado este acordo", afirmou Jon Corzine, governador democrata de Nova Jersey. "Vamos tentar levar nosso governo por este caminho", acrescentou. "Estamos muito decepcionados porque nosso governo federal não está representado (...) Mas não há dúvida de que a próxima administração tomará plenamente consciência dos temas ligados a questões climáticas", avaliou, por sua parte, Eliot Spitzer, governador de Nova York.
(
Agência G1, 29/10/2007)