Nobre e de reconhecida preferência em residências do Rio Grande do Sul, a madeira tem destaque em ambientes da Mostra Casa&Cia, aberta ao público até o dia 11 de novembro, no bairro Jardim Europa. Na esteira de atualizações estéticas e funcionais da indústria, no entanto, os profissionais apresentam opções de uso do material, que é sinônimo de aconchego, em formas sintéticas ou mistas que não incentivam o desmatamento. Há pisos, revestimentos de paredes e móveis frutos de reciclagem ou processos com cimento, resina ou na forma de porcelanato.
- Costumo dizer que é um trabalho de formiguinha. A cada dia as pessoas conhecem novos recursos que garantem os mesmos efeito e conforto gerados pelo uso de madeira de lei sem agredir tanto os recursos naturais - afirma a arquiteta Margareth Schmitt, que assina a proposta da Cozinha à Moda da Casa, cujos destaques derivam de madeiras recicladas.
Utilizado em espaços como Gabinete, Adega, Day Spa e Loft do Estilista, tanto o cimento pigmentado quanto o porcelanato em forma de réguas que imitam toras de demolição têm manutenção simples. Adaptáveis a áreas externas, dispensam lixamento anual, têm fácil limpeza - com água e sabão neutro - e não sofrem danos com cupins.
- Além da questão ecológica, as pessoas estão cada vez mais em busca de materiais resistentes e práticos - explica o arquiteto Marcelo Polido, autor do Gabinete em parceria com a designer Ana Hnszel.
Para mesclar com as falsas madeiras ou em propostas totalmente contemporâneas, na página 10 os espelhos são apresentados em revestimentos de móveis ou usados como obras decorativas especiais, outra tendência inspiradora presente nos 3 mil metros quadrados da exposição na Capital.
(Zero Hora, 30/10/2007)