A petroquímica Braskem já firmou os primeiros pré-contratos de venda de seu poletileno (PE) verde, desenvolvido ainda de forma experimental no Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Triunfo (RS). De acordo com a companhia, já foram produzidos 1.000 quilos do produto, considerado a maior aposta da Braskem na feira K, principal evento do setor plástico mundial, que acontece até a próxima quarta-feira na Alemanha.
A companhia revelou que alguns clientes já começaram a receber amostras do polímero verde para homologação junto aos transformadores e end-users. A produção comercial do polietileno chamado de verde por ser produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar acontecerá no final de 2009. A capacidade da planta, confirmada hoje pelo presidente da Braskem, José Carlos Grubisich, será de 200 mil toneladas anuais.
O projeto do polietileno verde foi anunciado pela companhia em junho passado e, na oportunidade, Grubisich afirmou que o projeto estava avaliado entre US$ 60 milhões e US$ 100 milhões. O valor a ser investido pela companhia, no entanto, pode ser reduzido caso a Braskem aceite a participação de parceiros no projeto, conforme cogitado por Grubisich na oportunidade.
(
InvestNews, 29/10/2007)