Bento Gonçalves - Uma ação conjunta entre a Brigada Militar e órgãos de proteção ambiental combateu a pesca predatória em quatro municípios da Serra. A operação Piracema se concentrou em Bento Gonçalves, Nova Prata, Santa Tereza, Veranópolis e Muçum. A força-tarefa percorreu os rios Taquari, das Antas, Carrero e da Prata entre a tarde de sábado e a madrugada de domingo. Dois homens foram detidos e diversos materiais de pesca apreendidos. O objetivo foi inibir a ação indiscriminada de pescadores no período de reprodução dos peixes.
A operação foi coordenada pelo 4º Grupamento de Polícia Ambiental de Bento com o apoio do pelotão de Caxias do Sul. De acordo com o sargento José Davi de Oliveira, pelo menos oito homens, entre PMs e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Associação Rio-grandense de Apoio aos Animais (Arpa), percorreram dezenas de quilômetros para achar equipamentos de pesca de larga escala.
Entre o material apreendido havia um aparelho conhecido como covo. A máquina é considerada um meio cruel de retirada de peixes, pois tem a capacidade de aprisionar um cardume inteiro. Dois pescadores flagrados na operação prestaram depoimento na Polícia Civil e responderão ao inquérito de crime ambiental em liberdade.
Material apreendidoA operação apreendeu 39 redes grandes, oito espinheis (aparelhos formados por cordas e anzóis), 250 armadilhas, um covo e seis tarrafas (redes pequenas)
(
Pioneiro, 30/10/2007)