O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) realizaram nesta segunda-feira (29/10) a audiência pública que antecede o Edital para a licitação do novo serviço de coleta seletiva do lixo, a ser implantado em Porto Alegre em 2008. "O importante é que todos os setores envolvidos com a reciclagem e o reaproveitamento do lixo entenderam que o projeto não exclui ninguém. Muito pelo contrário. Visa justamente harmonizar os diversos interesses em benefício da cidade", explica o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.
A nova licitação tem por objetivo qualificar o serviço de Coleta Seletiva em Porto Alegre. A empresa contratada terá a responsabilidade de recolher os resíduos recicláveis e descarregá-los nas unidades de triagem cadastradas no DMLU e na Unidade de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro. A freqüência do serviço será ampliada para duas vezes por semana em toda a cidade. Hoje, 11 bairros contam com a coleta bissemanal. Os demais são servidos apenas uma vez por semana. "A ampliação do serviço beneficiará os cidadãos e, conseqüentemente, aumentará a quantidade do material a ser disponibilizado para os trabalhadores nas unidades de triagem, que geram emprego e renda", avalia o coordenador do Grupo de Trabalho da Limpeza Urbana, Roberto Bertoncini.
Será exigida da contratada a utilização de 28 veículos no serviço, incluindo caminhões de pequeno porte para atuarem em locais de acesso restrito. O serviço será realizado a pé nas localidades onde não houver passagem para veículos. Todos os caminhões serão novos, dotados de sistema GPS (rastreamento por satélite em tempo real) para que o DMLU possa fiscalizar o cumprimento dos roteiros. Após a apresentação desta segunda-feira, o projeto da licitação será encaminhado para elaboração do Edital e passará pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) antes da publicação.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 29/10/2007)