Sacolas de pano, feitas de algodão cru, estavam à venda em todas as 48 bancas de expositores da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) na manhã de sábado. Com a frase 'Cidadão consciente evita usar plástico', as sacolas são o símbolo da campanha de conscientização para redução do uso do material plástico.
'A intenção é oferecer as sacolas de pano aos freqüentadores da feira como alternativa para substituir as plásticas, que povoam aterros sanitários e afogam os habitantes do mar', afirmou Vilson Stefanokis. A iniciativa integra as atividades comemorativas dos 18 anos da feira.
Pintar as sacolas de pano foi outra opção da feira, oferecida pela formanda em Biologia, Anna, de 22 anos. 'Quem mais se diverte são as crianças', contou. Com tinta têmpera e carimbos feitos com cenouras, nabos e batatas, os pequenos criaram bolsas personalizadas.
Outra proposta dos ecologistas é a redução do volume e desperdício de copos plásticos. Para diminuir a circulação do produto na feira, a FAE está propondo aos seus freqüentadores que tragam ao Parque da Redenção suas canecas para beber os refrescos oferecidos na feira. Entre eles, a fanta natural feita à base de cenoura, laranja, limão e açúcar mascavo. Desde 1989, a FAE funciona aos sábados na rua José Bonifácio, bairro Bom Fim, Capital.
(Correio do Povo, 29/10/2007)