Rio Grande - Entre hoje e amanhã a Secretaria Municipal de Agricultura (Smag) recolherá embalagens vazias de plástico, vidro e papelão de agrotóxicos pelo interior do município. Para a ação duas pessoas do Núcleo de Reciclagem de Embalagens de Agrotóxicos, em Capão do Leão, deverão recolher, devidamente protegidas, o material para o transporte em caminhão.
De acordo com o secretário da pasta, Adinelson Troca, a iniciativa começou em 2005, quando foram arrecadados 55 mil embalagens em apenas dois dias. “O deslocamento até o núcleo para a entrega do material acaba sendo inviável para a maioria dos produtores, o que poderia gerar riscos à saúde e ao meio ambiente com um destino incorreto delas”, comenta Troca.
Por conta do longo período que o agricultor teria que guardar as embalagens, decidiu-se fazer o recolhimento duas vezes por ano. Em fevereiro foram entregues 15 mil embalagens ao núcleo.
Ao adquirir agrotóxicos, o comprador torna-se responsável pelo destino da embalagem. Por isso, neste recolhimento é necessário levar o talão de produtor, pois será entregue um recibo de que o material estará em local adequado. “O ideal é que as embalagens estejam lavadas, limpas, separadas por espécie e acondicionadas”, diz Adinelson.
Locais de recolhimentoHoje9h - Ilha dos Marinheiros (São João)
10h - Ilha do Leonídio (Salão Paroquial)
11h - Vila da Quinta (Grêmio Esportivo Nacional)
13h30min - Quitéria (campo do Quiteriense)
14h30min - Arraial (Salão Camponês)
15h30min - Siola (ao lado da venda)
16h30min - Palma (Salão Flor dos Pagos)
Amanhã8h - Domingos Petroline (fundos da Fepagro)
9h - Povo Novo (Horto Municipal)
10h30min - Banhado Silveira (Bar do Canarinho)
(
Diário Popular, 29/10/2007)