Promover uma agricultura sustentável e saudável para o produtor e o consumidor. Esse é o objetivo do curso de agroecologia "Desafios do Cultivo Orgânico" que se iniciou sábado, 27, na Ilha dos Marinheiros, interior do Rio Grande. A capacitação, promovida pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), é destinada aos agricultores da localidade e de arredores, assim como para demais interessados, e vem sendo ministrado pelo técnico agrícola Tomas Castell. De acordo com ele, durante o curso, estão sendo abordados os desafios da produção orgânica e os passos e técnicas para uma agricultura sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos, objetivando uma produção mais saudável e sustentável ao pequeno produtor.
Para a estudante de Pedagogia da Furg, Giselda Silva, e o filho Gibran Silva Schuerve, que possuem uma propriedade na Ilha, a oportunidade não só irá possibilitar o conhecimento técnico para uma agricultura saudável, mas também será um aprendizado a ser transmitido na sala de aula posteriormente. "Quero poder passar aos meus alunos depois esse aprendizado e o cultivo saudável da natureza e dos bens de consumo", garante Giselda.
Já o agricultor e pescador, Lorival Dias Machado, quer aprender no curso como eliminar pragas como piolho e ferrugem em seu cultivo. "Nunca utilizei venenos na minha plantação, no entanto, perco produção devido às pragas", diz. O fruticultor Ruda Carvalho foi em busca de explorar conhecimento. "Pretendo plantar vinheiro, e vim para aprender técnicas mais saudáveis", afirma.
A ação é gratuita e está sendo desenvolvida com o apoio do projeto Costa Sul da Furg, através da atividade de Promoção de Práticas Agroecológicas. O curso, que tem como princípios básicos o respeito à natureza, ao produtor e ao consumidor, ocorre ainda nos dias 10 e 17 de novembro, a partir das 14h. As atividades que seriam realizadas no sábado, 3, foram transferidas devido ao feriado.
(Por Melina Brum Cezar,
Jornal Agora, 29/10/2007)