Começa nesta terça-feira (30/10), a partir das 11h, a etapa de depoimentos da comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar denúncias de irregularidades na liberação de recursos públicos federais por organizações não-governamentais (ONGs) e por organizações de sociedade civil de interesse público (Oscips), entre 1999 a 2006 - CPI das ONGs. O convidado dessa reunião é o ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União.
A CPI - que também vai investigar a utilização dos recursos públicos pelas ONGs e Oscips, bem como o uso de outros recursos por elas recebidos do exterior, no mesmo período - realizou durante a semana duas reuniões. Na primeira, aprovou o plano de trabalho que norteará as investigações do colegiado; na segunda reunião, os senadores discutiram a função das ONGs, em audiência pública que contou, entre outros convidados, com a presença do procurador da República Rômulo Moreira Conrado.
A CPI das ONGs é presidida pelo senador Raimundo Colombo (DEM-SC) e tem como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 26/10/2007)