O secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano de Moraes, entregou na sexta-feira (26/10), em Três Passos, durante a quarta interiorização do Governo Yeda Crusius, três licenças ambientais emitidas pela Fepam, sendo duas Licenças de Operação (LO) e uma Licença Prévia (LP) para atividades de suinocultura em municípios da região do Noroeste Colonial.
As LOs foram entregues para a Sadia S/A e para a Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS). Já a Cotrijuí recebeu a LP.
Com a licença, a Sadia S/A irá desenvolver no município de Redentora, sistema de unidade produtora de leitoas, com 550 matrizes, 110 machos e 815 fêmeas em terminação. A atividade será desenvolvida em uma área construída de 6.976,0 metros quadrados, em um sistema de dejetos líquidos, em propriedade rural com área total de 22,85 ha e área de terceiros de 503,33 ha.
A Cotrijuí recebeu Licença Prévia (LP) para desenvolver futuramente no município de Tenente Portela, a atividade de suinocultura em sistema de creche, com 600 animais para engorda, em sistema de dejetos líquidos.
Já a ACSURS, através de Alceu e Erno Binsfeeld, recebeu o licenciamento pelo sistema integrado a ser desenvolvido no município de São Martinho, para a criação de suínos, ciclo completo, com manejo de dejetos líquidos. A atividade vai começar com 450 matrizes em ciclo completo e pretende entregar 800 animais para o abate.
Otaviano Moraes também entregou, junto com a governadora Yeda Crusius, certificados de Gestão Ambiental para as prefeituras de Augusto Pestana, Crissiumal, Esperança do Sul e Pejuçara.
(Imprensa Sema RS, 26/10/2007)