Com 2.517 quilômetros de ciclovias construídos em 280 cidades, o Brasil mais do que quadruplicou a extensão das pistas exclusivas para ciclistas nos últimos quatro anos. De acordo com o Ministério das Cidades, em 2003 havia apenas 600 quilômetros de ciclovias nas cidades do país.
O diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Renato Buareto, esclarece que a construção de ciclovias é de responsabilidade dos estados e municípios. Apesar disso, ele ressalta que o governo federal tem um programa de incentivo a essas vias: o Bicicleta Brasil.
Desde 2004, diz Buareto, o Bicicleta Brasil apoiou 100 projetos de construção de ciclovias em 99 municípios e ofereceu R$ 14 milhões em recursos para o programa. “O que o governo federal faz é um programa de estímulo e apoio, que orienta, oferece informações e faz estimativas de custos para que estados e municípios implementarem as ações”, explica.
Para o diretor, a bicicleta deve ser incorporada ao sistema de transporte do país. Para Buareto, os condutores dos outros tipos de veículo, como carros, caminhões e ônibus, precisam ter consciência de que não têm exclusividade nas vias. “A bicicleta é um veículo como outro qualquer e tem direito e usar o espaço viário existente nas cidades”, comenta.
Buareto diz que o papel do município é sinalizar e orientar os motoristas sobre a convivência com os ciclistas. “Para que as pessoas possam transitar com as suas bicicletas, é preciso ações para disciplinar o trânsito”, salienta.
(Por Clara Mousinho, Agência Brasil, 26/10/2007)