Os resultados do primeiro encontro do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) na América Latina serão reunidos em um documento e apresentados na Conferência das Partes sobre o Clima (COP), marcada para dezembro em Bali (Indonésia).
Além de balizar a participação brasileira na COP, o encontro reuniu diferentes setores diretamente envolvidos nas discussões sobre mudanças climáticas. "São setores que às vezes não se falam e que precisam estar juntos para, de fato, fazer alguma diferença: o acadêmico-científico, o produtivo – iniciativa privada – e o governo", afirmou a professora Susana Kahn, membro do IPCC e uma das organizadoras do evento.
Na avaliação do vice-presidente do IPCC, Mohan Munasinghe, a reunião em terras brasileiras ampliou a divulgação dos cenários de aquecimento global previstos pelo painel e foi além, com o reconhecimento da necessidade de implantar políticas públicas para a questão.
"Nós, do IPCC, estamos dispostos a trabalhar em parceria e aprender com as experiências brasileiras", afirmou Munasinghe.
Organizado pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e pela Companhia Vale do Rio Doce, o encontro reuniu membros do IPCC e ambientalistas para debater as recentes conclusões sobre impactos do aquecimento global.
(Por Luana Lourenço, Agência Brasil, 27/10/2007)