Mais de 400 toneladas de lixo foram retiradas das ruas da Estrutural, durante ação organizada pela Defesa Civil e Serviço de Limpeza Urbana (SLU) neste sábado. Cerca de 90 pessoas recolheram o entulho para evitar que, com a chegada das chuvas, seja levado para o córrego Vicente Pires, que corta a região. O objetivo é evitar a proliferação de doenças e preservar o Parque Nacional de Brasília, que recebe o lixo do córrego Vicente Pires quando há inundação. Três pás mecânicas e 30 caçambas foram usadas na operação. A Defesa Civil acredita que, mesmo com a retirada de uma grande quantidade de lixo, outro mutirão pode ser necessário.
A atividade teve início por volta das 9h e seguiu até as 15h. O coordenador da ação, major Ildemar de Oliveira Silva, acredita que as metas foram alcançadas. No entanto, ele antecipa que será necessário fazer outras operações. “As limpezas deveriam ser constantes aqui. Não adianta nada limpar apenas hoje e amanhã voltar como estava. Tem que ser feito um trabalho contínuo”, avalia.
Ainda no início da tarde, alguns moradores voltaram a depositar sacos de lixo nas portas de casa. Para o major Ildemar, a comunidade deve ser alvo de uma campanha de conscientização.“Eles precisam entender que esse lixo atinge toda a região quando chove. Sem a colaboração deles, de nada adianta o nosso trabalho”, alerta.
(Por Thomaz Pires,
CorreioWeb, 27/10/2007)