O ex-vice-presidente americano Al Gore pediu "valentia moral" para enfrentar a mudança climática. A afirmação foi feita na sexta-feira (26/10), ao receber o prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional 2007, em Oviedo, no norte da Espanha. "Estamos entrando em choque com o tecido ecológico que sustenta a vida. Temos de assumir esta verdade e encontrar a coragem moral para atuar e reverter a mudança climática", afirmou Gore, diante do herdeiro da Coroa espanhola, o príncipe Felipe, e a mulher, Letizia Ortiz.
O ex-vice-presidente americano, que se tornou símbolo da luta contra a mudança climática à frente da Aliança para a Proteção do Clima, pediu um grande "consenso" para conscientizar a população mundial sobre este problema, "porque todos enfrentam a mesma ameaça". "Temos tudo o que precisamos para salvar a integridade de nosso planeta, exceto a vontade política", disse Gore.
PrêmiosO ex-vice-presidente americano recebeu o prêmio das mãos de Don Felipe, numa cerimônia no teatro Campoamor de Oviedo. Em favor da paz, desta vez no Oriente Médio, o príncipe premiou também o escritor israelense Amos Oz. Don Felipe entregou também o prêmio da Concórdia ao Museu do Holocausto de Jerusalém, que foi recebido pelo presidente do estabelecimento, Avner Shalev. Os prêmios Príncipe das Astúrias, instituídos em 1981, são entregues todo ano nos setores científico, cultural e social.
(
France Presse, 27/10/2007)