O primeiro Seminário EcoHab - Habitação Sustentável, Casa Ecologicamente Correta Região Sul ocorreu ontem à tarde e invadiu a noite no Museu Tecnológico da Ulbra, com a presença de autoridades, comunidade acadêmica e demais interessados. Tratava-se de uma aposta da Frente Parlamentar Mista de Habitação, presidida e idealizada pelo deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), para debater políticas públicas, boas idéias para habitação de interesse ecologicamente correto e o papel social da universidade na questão habitacional sustentável.
De acordo com Busato, a história da frente parlamentar começou na sua chegada ao Congresso. “Como arquiteto, vi a necessidade de condensar boas idéias de habitação sustentável espalhadas pelo Brasil e torná-las viáveis sob o ponto de vista econômico, ambiental e legislativo.” Aderiram à causa a Ulbra, o Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e a Associação Brasileira de Cohabs.
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Comunitário da Ulbra, Jairo Jorge, comenta que muitas instituições são convidadas a participar. “Na Ulbra somos protagonistas nessa busca pela moradia ecologicamente correta em parceria com universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná”, diz. Outros quatro encontros irão ocorrer no país. As melhores propostas e experiências apresentadas irão convergir para um seminário nacional, marcado para abril de 2008, em Brasília. “É um primeiro passo para que todos, alunos, professores e comunidade, abram os olhos para a sustentabilidade”, diz Busato.
(
Diário de Canoas, 26/10/2007)